Professor de Biologia realiza aula de campo
Professor Geraldo Francelino leva os educandos da 2ª Série (2) do Ensino Médio a analisar a fauna e flora na caatinga do município de Florânia/RN.
Professor Geraldo e alunos do Ensino Médio
Neste mês de abril, o professor de Biologia, Geraldo Rodrigues Francelino, mobilizou os estudantes do Ensino Médio da EETA para uma aula de campo com o objetivo de dar-lhes oportunidade de conhecer o bioma da caatinga do município de Florânia, no semi-árido seridoense.
O sertão apresenta grande variedade de espécies vegetais
Durante as atividades, o professor explicou os diferentes tipos de plantas e animais da região local. Segundo o biólogo, a região apresenta uma vegetação decídua, formada por plantas que perdem as suas folhas em época de seca, em resposta fisiologica para minimizar a transpiração; com uma variedade de plantas xerófitas, adaptadas a viver em ambientes secos, sendo comuns os cactos: xique-xique, mandacaru, etc.
Árvores de médio porte também são encontradas no semi-árido
Na vegetação existem também plantas grandes e arbóreas, como juazeiro, oiticica, jurema, angico, etc. A maioria das plantas da região apresentam caule tipo tronco, folhas compostas e raízes pivotantes, longas e em forma de pinos, com capacidade de sugar água do solo em grande profundidade em épocas de secas.
O "embuá", um animal típico da região.
Na fauna, o professor e os alunos destacaram uma variedade de animais tais como: tatu, peba, gambá, raposa, morcego, embuá, teiú, carcará, coruja, bem-te-vi, etc. Apesar de algumas espécies estarem ameaçadas de extinção, muitas delas se encontram em pequenas quantidades.
Reportagem: Geraldo Francelino
Fotos: Ozair Maranhão
0 comentários:
Postar um comentário