ENCONTRO COM GESTORES

9ª DIRED realiza Encontro com Gestores das Escolas Estaduais

               Maria Ione de Medeiros, diretora da Escola Estadual Teônia Amaral,  Jacqueline Galvão e Rita Germano, diretora e vice da Escola Estadual Coronel Silvino Bezerra, participaram de um encontro para gestores com a equipe da 9ª DIRED nesta quarta-feira, 13 de abril na Escola Capitão Mor Galvão em Currais Novos.

Ione, Jacqueline e Rita

                Com o objetivo de discutir acerca do regulamento do Prêmio de Gestão Escolar e orientações a respeito do Conselho Escolar, Ivânia Torres, Diretora da 9ª DIRED, falou para os presentes da importância do funcionamento do Conselho de Escola com a comunidade escolar para que haja transparência nas decisões diante de uma gestão democrática.


Ivânia Torres, diretora da 9ª DIRED

                Também foi informado pelas técnicas da DIRED das oficinas que serão realizadas nas escolas da jurisdição, onde os professores e funcionários poderão escolher as oficinas sugeridas: Auto-estima, Educação Inclusiva, Inspeção Escolar e Leitura e Escrita. A data das oficinas para o pólo 3, que abrange as cidades de Florânia, São Vicente e Tenente Laurentino ainda não foi definida.


Hênia, coordenadora pedagógica da DIRED

Olívia, técnica da DIRED

                Hênia e Olívia fizeram explanações sobre o Projeto Itinerante da DIRED e incetivaram os diretores a inscreverem as escolas no Prêmio de Gestão Escolar.

                 Segue abaixo na íntegra o Projeto Itinerante da DIRED:



ESTADO DO DRIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO DA CULTURA E DESPORTOS
FONE; 84-3405-3331 / FAX-3330 – CURRAIS NOVOS – 2011

FEVEREIRO DE 2011

Verdades da Profissão de Professor
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
Repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


                                                                 
FICHA TÉCNICA
  Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
Rosalba Ciarline Rosado
Secretaria Estadual de Educação e Cultura
·         Betânia Leite Ramalho
Coordenadoria da CORE
      Elizabete Jacome Ramalho
  9ª Diretoria Regional de Educação e Cultura
  Endereço: Praça Desembargador Tomás Salustino, nº 80 – Centro
  Currais Novos-RN – CEP: 59380-000
  Diretora: Ivania Maria de Oliveira Torres
  Coordenação Pedagógica – Maria Henia de Assunção
  Coordenação Administrativa: Lúcia Maria de Medeiros
  Coordenadora Financeira: Aldair Pereira da Silva
  Municípios Atendidos: 12
  Escolas Atendidas: 36
  Coordenação do Projeto: Maria Henia de assunção
TÉCNICOS COLABORADORES
  Simone Hipólito da Mata / Hilma Liana Soares da Silva
  Maria Verônica de Carvalho Souza
  Maria Sélia Medeiros Barros
  Maria Sueli Fernandes / Ana de Fátima Medeiros
  Maria Edileusa dos Santos
       Marizete Martins de Araújo
  Maria Erileide dos Santos Almeida
  Ângela Maria dos Santos Silva / Rosinelma Idalina
  Jonas Fernandes Vieira / Maria das Graças Souza
  Silvana Maria de Assunção / Maria de Fátima Silva
  Olívia Pereira de Macedo Aquino
  Ana Lúcia Lopes de Albuquerque
  .Adegilmar Machado da Nóbrega


SUMÁRIO

1. Sumário--------------------------------------------------------------------------- 04
2. Caracterização da 9ª DIRED---------------------------------------------------- 05
3. Apresentação. -------------------------------------------------------------------- 06
4. Justificativa----------------------------------------------------------------------- 07
5. Objetivo Geral-------------------------------------------------------------------- 08
5.1. Específicos
5.2. Metas projetadas de março a novembro de 2011 --------------------------- 09
6. Avaliação--------------------------------------------------------------------------10
6.1. Referências
7. Cronograma de Ações----------------------------------------------------------- 11
8. Anexos-----------------------------------------------------------------------------12
  
CARACTERIZAÇÃO DA 9ª DIRED

A 9ª Diretoria Regional de Cultura e Desportos, situada à Praça Des. Tomás Salustino, nº 50, Centro, Currais Novos/RN, fone (0**84) 405-3330/3331, CNPJ nº 08.241.804/0001-94, e um órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, criada nos termos do decreto nº 14.580 de 5 de outubro de 1999.
            Atualmente, o quadro de funcionários da 9ª DIRED conta com 30 (trinta) técnicos, incluindo a direção, dividido nos seguintes setores: direção, recepção, setor financeiro, setor pedagógico e gestão escolar, setor pessoal e apoio aos serviços gerais.
            No que correspondem à estrutura organizacional desta Regional, os setores estão distribuídos por área de trabalho da seguinte forma: o pedagógico, atendendo ao Ensino Fundamental (1º ao 9ª ano, Projetos: RN Caminhando EJA, Correção de Fluxo, Alfa e Beto, Mediadores de Leitura,  e Ensino Religioso) e ao Ensino Médio. Na parte pedagógica ainda conta com os serviços de apoio ao ensino TV Escola e Biblioteca, Educação Especial, jogos Escolares e Inspeção Escolar. O setor de gestão escolar possui um trabalho voltado para as políticas e práticas integradas de formação de gestores educacionais, bem como da avaliação das unidades de ensino. Cabe ao setor financeiro tratar das questões administrativas, ambientais e financeiras das escolas e por fim, é da competência do setor administrativo/pessoal cuidar da organização da vida funcional do servidor público.
            A 9ª DIRED compreende 12 (doze) municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerra Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, totalizando 36 (trinta e seis) escolas jurisdicionadas.
            De acordo com o Censo Escolar/2009, as escolas estaduais se caracterizam com o seguinte perfil: Ensino Fundamental, 34 escolas trabalhando do 1º ao 9º ano; 07 com o Programa Correção de Fluxo, 11 atendem a modalidade de educação de jovens e adultos e 21 escolas trabalham com o Ensino Médio. A Educação Especial está inscrita em 35 Escolas Inclusivas do Ensino Fundamental e Médio.
            A 9ª DIRED conta com 36 diretores, 20 vice-diretores, 28 coordenadores pedagógicos, 34 coordenadores administrativos, 20 secretários gerais, 809 professores, 56 orientadores de trabalho, 33 bibliotecários, 519 pessoas de apoio que atuaram nas escolas dos 12 municípios de superconfiguração. Em 2009 foram matriculados 17.931 alunos nas unidades de ensino, sendo 3.173 nos ciclos (CBA e CBS), 5.799 de 5ª à 8ª séries, 1.918 no EJA, 106 nas escolas isoladas e 6.935 no Ensino Médio. Dentre esse universo, 225 são alunos matriculados no EF e EM com Necessidades Educacionais Especiais.

5. APRESENTAÇÃO
Criar novos cenários e panoramas de desempenho mais promissores e eficazes, atender as novas demandas, estes são os desafios com que toda organização se defronta e deve assumir, a fim de que continue saudável e, como organização viva continue se desenvolvendo.
                        Esse desenvolvimento se constitui, aliás, condição fundamental para que qualquer organização participe e contribua efetivamente para um mundo dinâmico, caracterizado pela contínua transformação. (Luk, Heloisa).
                        Neste contexto, exige-se agilidade, criatividade e um grande espírito de organização e planejamento dos profissionais no seu trabalho sob sua responsabilidade.
                        Faz-se então necessário sistematizar a partir de uma visão estratégica e objetiva da realidade, um trabalho associado a realidade, um trabalho associado a compreensão dos desafios, e das condições necessárias ao seu enfrentamento, no desenvolvimento no tempo e no espaço que se pretende intervir.
                        O estudo da UNESCO sobre a educação no século XXI assinala que a educação escolar se encontra em meio a uma série de tensões que é preciso superar entre o global e o local, o espiritual e o material, o universal e o particular a tradição e a modernidade, o longo e o curto prazo, o desenvolvimento dos conhecimentos e de sua capacidade de assimilação, a necessidade de compartilhar e o princípio de igualdade de oportunidades.
                        Mas tudo isso, afinal, são enfoques teóricos e conceituais que de nada valerão se não conseguirmos transformá-los em planos concretos e, acima de tudo, operacionais. O país e o mundo estão cobertos de teses e artigos acadêmicos com diagnósticos sobre a educação. A nós cabe, como dirigentes e profissionais da educação, sair do plano do diagnóstico para encontrar soluções, o que constitui uma tarefa que exige, muito mais de todos, e o abandono da inércia, considerando tanto a complexidade da sociedade moderna competitiva e globalizada, quanto a enorme desigualdade social e cultural de nosso país.
4. JUSTIFICATIVA
Os desafios da educação pública, as tarefas dos dirigentes e dos profissionais da educação não podem se resumir a administrar o sistema de ensino ou as escolas. A eficiência é necessária, mas não suficiente. Tem-se que buscar a efetividade ou eficácia, isto é resultados.
                        No entanto, na ótica deste discurso para a educação atual, procedeu-se a necessidade de gestar-se o caminho para a criação do Projeto Itinerante da 9ª DIRED para 2011, a partir de um trabalho de pesquisa realizado com gestores e coordenadores de escolas sobre os fatores que mais tem interferido no desempenho da função social da escola e das possíveis intervenções administrativas e pedagógicas advindas da 9ª DIRED.
                        O projeto traça metas e ações com a finalidade de implementar um trabalho direto no fazer pedagógico para (re)significar  a construção de saberes e competências dos docentes e educando na capacidade de adaptar-se à mudanças e, sobretudo o gosto por aprender e reaprender durante toda a vida.
                        Desta forma, a equipe técnica-pedagógica propõe-se realizar um trabalho com anteprojetos, nos quais estarão voltados para os temas:
            A avaliação vista como um processo contínuo, sistemático em que professor e aluno juntos avaliem o sucesso das novas descobertas e pelos e erros as melhores alternativas para superá-los; A leitura  com uma atividade essencial em qualquer área do conhecimento e como  um instrumento ligado a vida cultural.A legislação como instrumento de referências na organização e reorganização das atividades de escrituração escolar desenvolvidas na secretaria escolar; Orientação de documentos pessoais do servidor com o objetivo de facilitar o andamento do setor pessoal da 9ª DIRED;A educação especial como dever constitucional do Estado e organização específica das escolas para atender às necessidades educativas especiais; A EJA no incentivo a permanência do aluno na escola e nas práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado do aluno considerando suas características sociais e culturais; A auto-estima como forma de conduzir os educadores e educandos a refletirem sobre a relação entre o ser humano, e a imaginar um mundo melhor para si e para o outro; O ensino médio como proposta de reforçar a importância do alcance dos objetivos propostos para o ensino médio e das competências básicas que o aluno precisa desenvolver para a capacidade de continuar aprendendo; Projetos do Ensino Médio: Despertar, ensino medo inovador e diferenciado – no comprometimento das práticas pedagógicas e metodologias aplicadas para o alcance de uma aprendizagem significativa para o aluno;  Núcleo de Educação Ambiental (NEA) onde mediara um trabalho nas escolas com propostas voltadas para a educação ambiental a partir do espaço escolar; Gestão Escolar no incentivo ao trabalho democrático e participativo na escola.
                        No entanto, para atender a todas as escolas da jurisdição da 9ª DIRED, o trabalho será realizado em polos por níveis de ensino e modalidades. Através de um cronograma de março a novembro de 2011, a equipe técnica estará em campo para colaborar de perto com a melhoria do ensino nas escolas, e conseqüentemente elevar os indicadores na educação regional/local.
5. OBJETIVO GERAL:               
Quem ignora o rumo, não chega a seu destino
                                                                                                          (Menotti Delechia)

      Implementar ações nas escolas indo além da compreensão artificial e imediata  da realidade, para a construção de cenários e espaços novos de aprendizagem coletiva em prol do processo ensino-aprendizagem e melhores desempenhos nos indicadores educacionais regional/local.

5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  Promover visitas in loco as escolas para acompanhamento das ações pedagógicas desenvolvidas;
  Acompanhar o funcionamento das salas multifuncionais das escolas, e da prática pedagógica para o aprimoramento dos educadores no atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais;
  Realizar oficinas de leitura nos níveis de ensino e modalidades;
  Realização de FEM. (Fórum do Ensino Médio) das escolas da jurisdição 9ª DIRED;
  Sensibilizar os educadores e educando da importância de se investir na capacidade do desenvolvimento das habilidades que deverão dominar nas áreas do conhecimento para o êxito nas provas do ENEM e para a vida futura;
   Monitoramento e acompanhamento dos projetos realizados nas escolas;
  Analisar os rendimentos acadêmicos das escolas por níveis de ensino e programas e modalidades;
·         Favorecer estudo sobre avaliação da aprendizagem e análise reflexiva das avaliações externa: ENEM, SAEB-PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL, PROVA BRASIL, PISA.
  Desenvolver um trabalho pedagógico em prol da educação de jovens e adultos, buscando parcerias com as escolas no incentivo ao compromisso com a aprendizagem e permanência do aluno na escola;
  Proporcionar formação continuada dos educadores de EJA;
  Incentivar a busca de parcerias com a instituição escolar e abrir espaço para inserir o jovem e o adulto no mercado de trabalho;
  Atualizar os professores sobre a legislação vigente da educação nacional e estadual;
  Motivar os professores para encontros onde a auto-estima seja trabalhada como necessária à vida pessoal e coletiva;
  Promover encontros, seminários, oficinas com os professores de ensino religioso;
  Desenvolver oficinas com temas sugestivos ao trabalho do professor orientador de telessala;
  Apoiar e assessorar as práticas de educação ambiental desenvolvidas nas escolas;
  Divulgar as  propostas de trabalhos com os regentes de bibliotecas;
  Capacitar professores na utilização dos recursos tecnológicos de modo interativo e cooperativo;
  Determinar os registros de informações e das tarefas que foram desenvolvidas no processo das atividades nas escolas através de portfólios;
  Culminar as atividades realizadas nas escolas através de amostras pedagógicas;
  Orientar os secretários ou digitadores das escolas sobre documentos pessoais dos servidores;
  Avaliar continuamente as objetividades das atividades propostas no projeto em prática nas escolas.

5.2. METAS PROJETADAS DE MARÇO A NOVEMBRO
  Visitas a todas as escolas da jurisdição para apoio e orientação pedagógica e administrativa que contribuam no bom andamento do trabalho escolar;

  Estudo de formação dos profissionais da educação em todos os níveis de ensino, programas e modalidades;

  Estudo da Legislação pertinente às novas práticas da educação nacional e estadual;

  Operacionalização dos Projetos pedagógicas desenvolvidos nas Instituições de ensino;

  Agilidade e coerência das informações entre SEEC, DIRED e escolas;

  Capacitação dos educadores na comunidade escolar para atualização do PPP e Regimento Interno das escolas;

  Elaboração de um plano estratégico para as escolas visando a unificação dos conteúdos em função das habilidades e competências a serem desenvolvidas na educação básica, com a finalidade de elevar os índices dos indicadores nas avaliações educacionais regional/local.

6. AVALIAÇÃO

Propomos que avaliação das oficinas ministradas seja realizada coletivamente através de reuniões, questionamentos, análise de resultados, bem como discussões das temáticas abordadas, com o objetivo de aprimorar as ações desenvolvidas pela equipe no espaço escolar, no período definido no cronograma de atividades. .
Diante do exposto, exige-se uma autocrítica que análise, reconheça e reflita sobre o desenvolvimento do trabalho, as contradições, conflitos que inevitavelmente possam ocorrer, e que possíveis intervenções pedagógicas sejam feitas visando um desempenho satisfatório para todos os envolvidos.
6.1. REFERÊNCIAS
HERNANDEZ, Fernando- transgressão e mudança na educação: Projetos de trabalhos- Porto Alegre: Artmed, 1998
ANTUNES, Celso- Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender: Artmed, 2002
LUCK, Heloisa – Metodologia de  projetos : Uma ferramenta de planejamento e gestão – Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
7. CRONOGRAMA DO PROJETO ITINERANTE 2011
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Atividades
Fev
Mar
Abr
Ma
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Reunião da equipe técnica para discutir os passos para elaboração do projeto itinerante 9ª DIRED 2011

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Definição de temas para detalhamento das ações a serem desenvolvidas nas escolas

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Visita as escolas para ver in loco o funcionamento das salas multifuncionais e realizar  intervenções pedagógicas no trabalho com alunos de necessidades educativas especiais, e acompanhamento das ações pedagógicas no ensino fundamental e médio pela equipe técnica



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Estudo de formação e  oficinas voltadas para os temas: leitura e avaliação da aprendizagem na educação básica: ensino fundamental, ensino médio e eja.



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Promover oficinas de auto-estima para educadores e alunos, gestão escolar, inspeção escolar e documentos pessoais do servidor.





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Capacitação dos educadores nas escolas para elaboração ou reelaborarão do PPP, Regimento da Escola e serviços de secretaria de escolas.



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Acompanhamento dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas


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Encaminhamento de ações e estratégias para mobilizar as escolas a elaborarem proposta unificada por áreas do conhecimento considerando a importância das habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo aluno em cada área estudada.



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Colaborar com as escolas na elaboração de projetos pedagógicos como: a prevenção das drogas, meio ambiente, e no incentivo aos gestores na participação do premio gestão escolar para 2011.



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PROJETO ITINERANTE 2011
CRONOGRAMA DE VIAGENS AOS PÓLOS-1º SEMESTRE


OBJETIVOS

ATIVIDADES

RESPONSÁVEIS
PERÍODO: MARÇO
A DEZEMBRO
2011

ESCOLA / MUNICÍPIO
*Diagnosticar as situações de funcionamento das salas multifuncionais e realizar intervenções pedagógicas no trabalho com alunos de necessidades educativas especiais.
*Realizações de  visitas as escolas para coletar informações sobre o funcionamento das salas multifuncionais e atuação dos gestores, professores, pais e alunos atendidos neste espaço de apoio pedagógico.
-Ivania Maria de O.Torres
-Maria Henia de Assunção
-Ângela Maria dos S. Silva
-Maria Erileide dos S. Almeda
-Maria Edileuza dos Santos
-Ana de Fátima
-Simone




Março, Abril e Maio

Todas as Escolas da Jurisdição 9ª DIRED
*Proporcionar encontros com professores, gestores e secretários de escolas para subsidiar sua pratica no cotidiano escolar.

*Realização de oficinas de leitura, educação inclusiva, auto-estima e inspeção escolar.






-Ivania Maria de O. Torres
-Graça Souza
-Maria Erileide
-Fátima Silva
-Rosinelma Idalina
-Angela Maria
-Maria Henia
-Simone
-Silvana Assunção
-Edileuza







Dia 19 de Abril
1° Pólo: Acari
 Acari- Escolas E.E: Dr. José Gonçalves Dias, Tomaz de Araújo, Iracema Brandão.
Cruzeta- Escolas E.E: Joaquim José, Otávio Lamartine.
Turno matutino
Hora: 8:00 / 12:00
Carnaúba dos Dantas-E. E: João Henrique Dantas, Caetano Dantas, Isolada. da Rajada.
2º Pólo: Parelhas- E.E: Barão do Rio Branco, Maria Terceira, Felipe Bittencourt, Dr. Mauro Medeiros, Amâncio Ramalho, Bernardino de Sena e Silva, Jesus Menino, Manoel Noberto.
Turno vespertino
Hora: 14:00 / 17:00
*Proporcionar encontros com professores, gestores e secretários de escolas para subsidiar sua pratica no cotidiano escolar.

*Realização de oficinas de leitura, educação inclusiva, PPP, auto-estima, inspeção escolar e documentos pessoais dos servidores.


Ivania Maria de Q. Torres
-Olívia Aquino
-Marizete Martins
-Maria Erileide
-Fátima Silva
-Ângela
-Maria Henia
-Sueli Fernandes
-Simone
-Silvana Assunção
-Tânia Matos
-Erileide
-Edileuza



Maio
3º Pólo: Florânia
 Florânia: E.E: Cel.Silvino Bezerra, Teonia Amaral
Tenente Laurentino : Pe. Sinval Laurentino.
São Vicente: Joaquim Adelino de Medeiros, Aristófanes Fernandes.


*Estimular o desenvolvimento de temas abordados sobre avaliação e desenvolvimento de habilidades e competências pelos professores do ensino médio.
Realização do III Fórum do Ensino médio na jurisdição 9ª DIRED
-Ivania Maria de Q. Torres
-Hilma
-Maria Henia
-Sueli Fernandes
-Erileide
-Selinha
-Ana de Fátima



Maio
Público: Professores do Ensino Médio da Jurisdição


*Proporcionar encontros com professores, gestores e secretários de escolas  para subsidiar sua pratica no cotidiano escolar.
*Realização de oficinas de leitura, avaliação, educação inclusiva, PPP auto-estima, inspeção escolar e documentos pessoais dos servidores.
-Ivania Maria de O. Torres
-Marizete Martins
-Maria Erileide
-Hilma Idalina
-Fátima Silva
-Rosinelma Idalina
-Angela Maria
-Maria Henia
-Simone Hipólito
-Silvana Assunção
-Tânia Matos
-Erileide
-Edileuza
-Hilma Idalina
-Sueli Fernandes







Junho
4ª Pólo: Currais Novos
Currais Novos: E.E: Instituto Vivaldo Pereira, Tristão de Barros, Capitão Mor Galvão, Sílvio Bezerra de Melo, Ester Galvão, Lions Clube, Poeta Celestino Alves, Manoel Salustino, Dr. Silvio Bezerra de Melo.
Lagoa Nova: E.E: Manoel Luiz de Maria, Angelita Felix Bezerra,.
Cerro Corá: E.E: Albino Avelino, Querubina Silveira



Observações importantes: As datas para realização dos polos 3 e 4 serão comunicadas dentro do mês previsto para que a escola organize o seu tempo para as atividades: comunicação para as famílias sobre o evento, para não haver constrangimentos; organização da escola polo para organização do espaço em prol do trabalho; parcerias entre escolas para proporcionarem um lanche aos  participantes;
Para distribuição nas oficinas deverá cada escola somar o número de pessoas participantes e dividir pelo número de oficinas oferecidas, fazendo que cada uma seja contemplada. O horário dos demais funcionários não sofrerá alterações.

Artigo: Ione Medeiros
Fotos: EETA

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