Aulas dinâmicas na disciplina de Ciências Biológicas do professor Canindé Silva (Escola Estadual Teônia Amaral), incentivam alunos na aprendizagem em sala de aula.


Aula de Ciências Biológicas com alunos do 2° ano matutino, onde os mesmos fazem observação de protozoários de vida livre.












De acordo com o professor Canindé Silva, os protozoários de vida livre se desenvolvem na água desde que encontrem condições favoráveis de oxigenação, temperatura e alimento. Diversos tipos de protozoários podem ser conseguidos facilmente em culturas de água doce. Elas são preparadas com materiais que contêm cistos, ou seja, as formas de defesa e reprodução desses organismos. O professor preparou duas culturas de protozoários colocando em um béquer folhas de alface picadas e em outro, pedacinhos de grama. Depois colocou-os em água destilada e deixou em repouso por uma semana. Em seguida, colocou uma gota de cada cultura em uma lâmina e cobriu com uma lamínula. Ao observar a cultura preparada a partir da grama ao microscópio, foi descoberto um protozoário do grupo dos rotíferos, gênero Brachionus sp. É um trabalho muito importante para nossos educandos do 2° ano que estudam os grupos taxionômicos dos seres vivos que vai das bactérias, passando pelos protozoários até os seres de grande porte como plantas e animais. Conhecer os mecanismos da vida é um meio de valorizá-la muito mais em busca de conhecimentos cada vez mais profundos.



Blog/escola: Agradecemos ao professor Canindé Silva por está sempre trazendo aulas dinâmicas aos nossos alunos e assim fazendo com que os conteúdos sejam transmitidos e a aprendizagem seja adquirida de pelos mesmos de forma atrativa e prazerosa.

0 comentários:

Postar um comentário