

Nesta quinta-feira, a secretaria municipal de educação reuniu diversos segmentos educacionais: estadual, municipal e privado, com o objetivo de discutir e criar o Conselho Municipal de Educação de Florânia/RN. O eixo de elaboração do Plano Nacional de Educação destinado a este município é o seguinte: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação. Quem conduzu a palestra inicial foi
Wiama de Jesus Freitas Lopes, Doutor em educação na linha de formação de professores e professor de gestão educacional na Universidade Federal de Campina Grande/PB. Reside em Cajazeiras/PB. Em sua palestram definiu cidadania como a capacidade de participação das pessoas nas decisões de uma cidade e não meramente defesa de direitos e deveres apenas. Mostrou que o educador para ser escola não é apenas chegar à sala, dar aula e ir embora. Vai muito mais alem disso. Muito além do conteúdo programado. Enfatizou que o ensino-aprendizagem é apenas uma das linhas de educação. Há também o trabalho com os pais, a gestão de pessoas, a formação continuada dos professores, o monitoramento e acompanhamento avaliativo. Segundo o conferencista, o PNE é um instrumento de aplicação e operacionalização prática da LDB.
O encontro também teve como um dos objetivos principais escolher delegados municipais da conferência que concorrerão para escolha a nível de DIRED, nível estadual e federal.
O vice-diretor Felipe Medeiros da Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz, Assentamento João da Cruz, apresentou o regimento do CME com seus artigos e parágrafos, que foi aprovado pelos presentes.
Em seguida, o professor Francisco das Chagas de Sena apresentou as proposições e estratégias dentro do Eixo I para alterações ou aprovação, onde ocorreu uma ampla e proveitosa discussão entre os presentes. Finalmente, foi feita a eleição dos delegados que irão para a Conferência a nível de DIRED no dia 18 de junho.
0 comentários:
Postar um comentário