Governadora acompanha funcionamento do SIGEduc

 

O uso do SIGEduc no processo de matrículas das escolas estaduais de Natal significa que o aluno, ou seu responsável, não precisará mais ir à unidade de ensino para reservar uma vaga, já que todo o processo será informatizado a partir de agora. Diante disso, a Governadora reforçou a importância do SIGEduc para organizar todo o processo educacional do Rio Grande do Norte. "Fico muito feliz com esse progresso e é só o primeiro passo, pois ainda temos muitos outros a dar", disse Rosalba Ciarlini, lembrando que toda a rede estadual estará integrada ao SIGEduc a partir de 2014."

Além disso, o cadastro dos alunos no SIGEduc vai possibilitar à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) conhecer o perfil do corpo discente e manter um contato direto entre professores, gestores e familiares dos alunos.

De Brasília, a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, informou à governadora que o Ministério da Educação garantiu a liberação de 16 milhões de reais para reestruturação de toda a rede de internet das escolas estaduais, por meio do Plano de Ações Articuladas - PAR. "Ao lado da reitora da UFRN, Ângela Paiva, e dos responsáveis pelo projeto Metrópole Digital, que mapeou a situação da cobertura de internet das nossas escolas, apresentamos um projeto de reestruturação ao Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim, que foi prontamente aprovado. Essa é mais uma ação conjunta entre o MEC, a UFRN e a SEEC, que vai proporcionar a plena implantação do SIGEduc em todo Estado.", ressaltou a secretária.

O investimento feito no desenvolvimento e implantação do SIGEduc até agora foi de R$ 700 mil - recursos do Ministério da Educação (MEC) - para customizar e adaptar o software, e mais de R$ 1 milhão investidos pelo Governo do Estado para modernizar a Rede Lógica da SEEC, por onde trafegam os dados da secretaria.

A Governadora esteve na Escola Estadual Edgar Barbosa acompanhada por Joseana Cavalcante e Ilkecia Carvalho, diretora e vice-diretora da instituição - respectivamente -, além de Ana Paula Oliveira, coordenadora do Grupo de Processamento de Dados da SEEC, e de Dinarte Filho, técnico da SigSoft, empresa responsável pela customização do SIGEduc.

TABLETS INTEGRADOS AO SIGEDUCO SIGEduc também vai levar mais dinamismo às salas de aula. No início de 2013, todos os professores do Ensino Médio da rede pública vão receber um tablet com o aplicativo Diário de Classe. Ligado diretamente ao sistema, ele vai possibilitar aos professores fazerem a chamada sem precisar usar a tradicional lista de papel.

Com o novo Diário de Classe integrado ao SIGEduc, será possível ter mais transparência e acesso aos dados sobre a vida escolar dos alunos por turmas, série e modalidade de ensino.

 


0 comentários:

Postar um comentário