SEGUNDO ENCONTRO DA JORNADA PEDAGÓGICA





No horário noturno da terça-feira, 31 de julho, foi dada continuidade ao Ciclo Pedagógico, voltado às áreas de conhecimento, cujo plano de curso, segundo o texto UMA SÍNTESE DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS PARA NORTEAR O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, é o principal instrumento que deverá nortear o docente em seu planejamento. Segue, um trecho do referido documento enviado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura: “Esse plano deve ser construído após debate coletivo entre as áreas afins. Nessa primeira fase, os professores deverão planejar  somente a unidade letiva. Para isso, o coordenador pedagógico deve mediar os grupos de professor por área de conhecimento para, em reunião, construir coletivamente o Plano de Curso. Esse momento possibilita um espaço favorável para que os professores possam socializar as práticas pedagógicas e reavaliarem o seu trabalho docente, a partir das dificuldades de aprendizagens diagnosticadas em seus alunos ao longo do processo educativo. Nesse sentido, os documentos que devem orientá-los nesse planejamento são os Parâmetros Curriculares Nacionais de acordo com a modalidade de ensino de cada grupo docente. Além disso, é necessário ter como norteadores as orientações curriculares do Ensino Médio, Noturno Inovador, EJA e Educação Profissional, pois os alunos precisam desenvolver habilidades e competências que contemplem essas diretrizes, garantindo, assim, aos mesmos condições de competir com possibilidade de êxito nos exames estaduais e nacionais, como Provinha Brasil,SAEB, ENEM e exames vestibulares, como também possibilitar a esses estudantes o acesso ao mercado de trabalho em condições favoráveis à disputa de vagas, exercitando, dessa forma, a sua cidadania.”



A coordenadora Socorro Santos abriu um debate em relação à diferença entre o que a escola pública e a particular oferece, enfatizando quais os objetivos de cada uma. Para que e por que estudar? Quais os conceitos e preconceitos envolvidos no ensino-aprendizagem nos diferentes modelos de escola? Em seguida foram divididos os grupos para se fazer o plano de curso por área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os planejamentos a ser elaborados devem ser embasados nos Planos Curriculares Nacionais - PCN’s, Lei de Diretrizes e Bases - LDB e as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio - DCEM.












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