SEGUNDO ENCONTRO DA JORNADA PEDAGÓGICA
No horário
noturno da terça-feira, 31 de julho, foi dada continuidade ao Ciclo Pedagógico,
voltado às áreas de conhecimento, cujo plano de curso, segundo o texto UMA
SÍNTESE DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS PARA NORTEAR O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, é o
principal instrumento que deverá nortear o docente em seu planejamento. Segue,
um trecho do referido documento enviado pela Secretaria de Estado da Educação e
Cultura: “Esse plano deve ser construído
após debate coletivo entre as áreas afins. Nessa primeira fase, os professores
deverão planejar somente a unidade
letiva. Para isso, o coordenador pedagógico deve mediar os grupos de professor
por área de conhecimento para, em reunião, construir coletivamente o Plano de
Curso. Esse momento possibilita um espaço favorável para que os professores
possam socializar as práticas pedagógicas e reavaliarem o seu trabalho docente,
a partir das dificuldades de aprendizagens diagnosticadas em seus alunos ao
longo do processo educativo. Nesse sentido, os documentos que devem orientá-los
nesse planejamento são os Parâmetros Curriculares Nacionais de acordo com a
modalidade de ensino de cada grupo docente. Além disso, é necessário ter como
norteadores as orientações curriculares do Ensino Médio, Noturno Inovador, EJA
e Educação Profissional, pois os alunos precisam desenvolver habilidades e competências
que contemplem essas diretrizes, garantindo, assim, aos mesmos condições de
competir com possibilidade de êxito nos exames estaduais e nacionais, como
Provinha Brasil,SAEB, ENEM e exames vestibulares, como também possibilitar a
esses estudantes o acesso ao mercado de trabalho em condições favoráveis à
disputa de vagas, exercitando, dessa forma, a sua cidadania.”
A
coordenadora Socorro Santos abriu um debate em relação à diferença entre o que
a escola pública e a particular oferece, enfatizando quais os objetivos de cada
uma. Para que e por que estudar? Quais os conceitos e preconceitos envolvidos
no ensino-aprendizagem nos diferentes modelos de escola? Em seguida foram
divididos os grupos para se fazer o plano de curso por área de conhecimento: Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias, Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e
suas Tecnologias. Os planejamentos a ser elaborados devem ser embasados nos Planos
Curriculares Nacionais - PCN’s, Lei de Diretrizes e Bases - LDB e as Diretrizes
Curriculares do Ensino Médio - DCEM.
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