REUNIÃO DE ABERTURA DO II CICLO PEDAGÓGICO DE 2012
No dia 31
de julho de 2012, às 8h, aconteceu a reunião que deu início ao II Ciclo
Pedagógico de 2012, com o objetivo de desenvolver atividades de planejamento
partindo dos resultados da instituição de ensino. A referida reunião contou com
a presença da diretora Ione Medeiros, o vice-diretor Canindé Silva, os
educadores: Socorro Santos, Graça Toscano, Ivanete Silva, Juraci Araújo, Graça
Araújo, Aparecida Santos, Sérgio Medeiros, Jeanne Souza, Judileide Morais,
Chagas Juvêncio, Júnior Galdino, Ivanaldo Guedes, Ozair Santos, a secretária e
presidente do Conselho Escolar, Damiana Luzia. A diretora, inicialmente, expôs
uma pequena avaliação do que foi positivo e negativo no primeiro semestre,
enfatizando os bons resultados das oficinas do PROEMI, em comparação com outras
escolas, apesar das dificuldades, em virtude de não termos espaços próprios. Um
dos pontos negativos levantados foi a semestralidade implantada junto com as
oficinas do PROEMI para 1º e 2º Anos.
O professor
articulador do PROEMI, Júnior Galdino, fez a exposição de fotos de várias
oficinas: Jornal, Saúde Corporal, Tecendo o Cotidiano de Flores, Resgatando a
Cultura das Danças e o de Ciências.
Em seguida,
se discutiu a importância de se planejar as oficinas, o que não se faz com
frequência. Sugeriu-se marcar encontros mensais aos sábados para planejamento
coletivo. Ficou definido o 1º Encontro para o dia 4 de agosto, às 13 horas, na
casa de apoio.
A
coordenadora, Socorro Medeiros, conduziu a leitura compartilhada do texto: O
domínio da leitura e da escrita: uma meta a ser alcançada pela escola através
do currículo em todas as áreas do conhecimento. Em seguida, mostrou que o texto
mostra um estímulo e um convite ao exercício da leitura por parte dos educandos
dentro de todas as áreas de conhecimento e disciplinas, o que é importante para
o seu desenvolvimento intelectual e aprendizado.
Foi feita a
leitura do texto: estudo sobre os principais elementos para nortear o
planejamento. E um destes elementos é o plano de curso por área de
conhecimento, momento em que o professor deve rever e reavaliar sua prática
pedagógica através das propostas já elaboradas que podem ser aproveitadas e
atualizadas.
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