REUNIÃO DE ABERTURA DO II CICLO PEDAGÓGICO DE 2012





No dia 31 de julho de 2012, às 8h, aconteceu a reunião que deu início ao II Ciclo Pedagógico de 2012, com o objetivo de desenvolver atividades de planejamento partindo dos resultados da instituição de ensino. A referida reunião contou com a presença da diretora Ione Medeiros, o vice-diretor Canindé Silva, os educadores: Socorro Santos, Graça Toscano, Ivanete Silva, Juraci Araújo, Graça Araújo, Aparecida Santos, Sérgio Medeiros, Jeanne Souza, Judileide Morais, Chagas Juvêncio, Júnior Galdino, Ivanaldo Guedes, Ozair Santos, a secretária e presidente do Conselho Escolar, Damiana Luzia. A diretora, inicialmente, expôs uma pequena avaliação do que foi positivo e negativo no primeiro semestre, enfatizando os bons resultados das oficinas do PROEMI, em comparação com outras escolas, apesar das dificuldades, em virtude de não termos espaços próprios. Um dos pontos negativos levantados foi a semestralidade implantada junto com as oficinas do PROEMI para 1º e 2º Anos. 



O professor articulador do PROEMI, Júnior Galdino, fez a exposição de fotos de várias oficinas: Jornal, Saúde Corporal, Tecendo o Cotidiano de Flores, Resgatando a Cultura das Danças e o de Ciências.
Em seguida, se discutiu a importância de se planejar as oficinas, o que não se faz com frequência. Sugeriu-se marcar encontros mensais aos sábados para planejamento coletivo. Ficou definido o 1º Encontro para o dia 4 de agosto, às 13 horas, na casa de apoio.



A coordenadora, Socorro Medeiros, conduziu a leitura compartilhada do texto: O domínio da leitura e da escrita: uma meta a ser alcançada pela escola através do currículo em todas as áreas do conhecimento. Em seguida, mostrou que o texto mostra um estímulo e um convite ao exercício da leitura por parte dos educandos dentro de todas as áreas de conhecimento e disciplinas, o que é importante para o seu desenvolvimento intelectual e aprendizado.



Foi feita a leitura do texto: estudo sobre os principais elementos para nortear o planejamento. E um destes elementos é o plano de curso por área de conhecimento, momento em que o professor deve rever e reavaliar sua prática pedagógica através das propostas já elaboradas que podem ser aproveitadas e atualizadas.




0 comentários:

Postar um comentário