Pesquisas sobre as mudanças na vegetação durante a estação seca no município de Florânia/RN
Fascinados pelos estudos das características da flora e da fauna do bioma da Caatinga, o biólogo Geraldo Rodrigues Francelino e alunos do 3º Ano Noturno do Ensino Médio da Escola Estadual Teônia Amaral em Florânia/RN, realizaram pesquisas sobre as mudanças na vegetação durante a estação seca. Em uma aula de campo feita na trilha dos laços localizada em área rural do município o professor explicou aos alunos por que as transformações do bioma ocorrem nas mudanças climáticas. Segundo ele, a queda das folhas da vegetação na caatinga durante o período, é resultado da diminuição da auxina, que é um hormônio que conduz o alongamento celular diferencial e funciona como regulador do crescimento dos vegetais, e do aumento da produção do gás etileno, C2H4, nas árvores.
Para não perder água durante aestação da seca, as plantas respiram apenas pelas lenticelas, que são órgãos de arejamento, como poros, presentes no caule.
A aula tornou-se divertida quando doi encontrada uma serpente jiboia (Boa constrictor), de 1,4m de tamanho, que estava à procura de alimentos às margens de uma vertente.
Para o biólogo, trata-se de um animal selvagem típico da caatinga, pertencente a cobra aglifas. O mesmo explicou a seus alunos como conviver com esse tipo de animal. O fato interessante foi que a cobra tornou-se a dinâmica da aula. Depois o animal foi devolvido à natureza.
Galeria de fotos:
0 comentários:
Postar um comentário